LEIA-ME
- Otilia Ribeiro
- 11 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2022

Eu sempre AMEI ler, desde criança.
E sempre fui daquelas pessoas que prefere ler uma obra até o fim antes de começar outra. Porém, nos últimos tempos, esse hábito mudou e minha mesa de cabeceira tem uma boa pilha de livros nesse exato momento.
Trabalhar com desenvolvimento humano e organizacional exige pesquisa constante e um poder de conexão extraterrestre a fim de cumprir o seu propósito que - no nosso caso - é ajudar pessoas e organizações a descobrirem um jeito melhor de viver e de trabalhar.
Outro dia me deparei com um artigo que dizia que “o hábito de ler vários livros força o nosso cérebro a lembrar de mais coisas e abrir espaço para mais memórias, além de aguçar a concentração”. Foi então que o estranhamento inicial de ser atualmente uma “multi-leitora” se tornou um grande e delicioso “por que não?” :)
Impulsionada pelo nosso propósito, compartilho alguns títulos para um melhor “viver” e outros para um melhor “trabalhar” - ou tudo junto e misturado!
A Organização Sem Medo, de Amy C. Edmondson. Caso se cometa um erro nesta equipe, isso costuma ser usado contra você? Quando li essa pergunta, foi como um soco no estômago e era somente o começo. Por quanto tempo veremos pessoas vivenciarem uma lógica na qual é melhor estar seguro que arrependido?
Princípios da Consultoria de Processos: Para construir relações que transformam, de Edgar H. Schein. Esse tem sido meu companheiro na Especialização em Consultoria e traz a essência da consultoria de desenvolvimento, no meu ponto de vista: fazer-se útil.
Você é Ansioso? Reflexões contra o medo, de Luiz Felipe Pondé. Curtas e boas, no melhor estilo polêmico do autor. Apoio para ressignificar a ansiedade em momentos biográficos diversos.
Viés Inconsciente, de Cris Kerr. Simples, super-didático e com referências para aprofundamento.
Mindware: Ferramentas para um pensamento mais eficaz, de Richard E. Nisbett. Work in progress, merece ser assunto para um outro post. Só adianto uma coisa: um ponto de vista é somente a vista de um ponto, já diria Leonardo Boff.
5 Lições de Storytelling, de James McSill. Teoria, técnica e prática, para além da Jornada Herói na contação de histórias.
A voz na sua cabeça, de Ethan Kross. Para entender melhor por que algumas pessoas falam sozinhas e como isso é importante para encontrar sentido e soluções para as mais diversas questões.
Boa transformação!
留言