A LEVEZA DE DIZER NÃO
- Otilia Ribeiro
- 25 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2022
Rejeição foi um dos temas que recentemente abordamos em um de nossos clientes. Inspirados pelo livro “Sem Medo da Rejeição”, de Jia Jiang - empresário chinês que decidiu combater seu medo de levar um não através de seu experimento "100 dias de rejeição" - falamos sobre como usar a rejeição de forma positiva, até mesmo como motivação para obter bons resultados.
Porém, o que gostaria de abordar aqui é o outro lado da moeda, ou seja, sobre como REJEITAR de forma respeitosa e empática.
Sabemos que nem sempre é fácil dizer não, mas o primeiro passo desse processo é ouvir (ou ler) atentamente o que está sendo pedido ou oferecido pela outra pessoa.

Prestar atenção e não ficar imaginando desculpas para rejeitar enquanto a pessoa explica o que deseja, demonstra que você se importa verdadeiramente e se esforça para entender os motivos que levam a tal solicitação.
Outro ponto importante é não tentar “enfeitar” a rejeição desnecessariamente. Muitas pessoas contam uma longa história na intenção de amenizar o golpe do “não” ou até mesmo adiam a resposta ao máximo. Ao invés disso, explique francamente quais os motivos que fazem você decidir não ir adiante.
E o mais importante: RESPONDA. Não deixe a pessoa ou empresa “no vácuo”, como costumam dizer por aí. Quem faz a solicitação também tem seus compromissos e precisa se organizar para cumpri-los. Agradeça por ter lembrado de você, mas que nesse momento não é possível atender à solicitação por esse ou aquele motivo.
Lembre-se que sensibilidade, argumentos claros e assertividade são essenciais na hora de responder a uma solicitação, seja a resposta SIM ou NÃO.
Opmerkingen